Portal do Aluno Portal do Franqueado Facebook Youtube Calendário do 2º Sem/2018
Home Sobre a Wizard Cursos Novidades Fotos Vídeos Contato
AS PERGUNTAS EM INGLÊS MAIS COMUNS EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO

16/11/2018

As perguntas em inglês mais comuns em uma entrevista de emprego

 

Participar de uma entrevista de emprego pode ser um momento de muita ansiedade, expectativa e, claro, preocupação. Mas você já imaginou como é participar de uma entrevista de emprego em inglês?

Apesar de esse cenário soar assustador para alguns candidatos, não há o que temer. A estrutura de muitas entrevistas realizadas em outro idioma é extremamente semelhante àquelas feitas em português. Mas como a ocasião sempre exige preparo e estudo, nós listamos aqui as principais perguntas que você pode ouvir nessa hora e algumas dicas para você mandar bem nas respostas e conseguir a sua vaga dos sonhos. Confira!

Tell me about yourself

Me conte sobre você

Apesar de soar como uma pergunta extremamente vaga, ela é de cunho pessoal e, por isso não há resposta certa ou errada. O mais importante nesse caso é, principalmente, manter-se conciso e direto, evitando respostas extensas ou com muitas informações óbvias.

Ensaie previamente um pequeno resumo sobre você em inglês, abordando suas experiências acadêmicas e profissionais. Mencione apenas as predileções ou características pessoais que podem soar relevantes ou ser consideradas diferenciais para a vaga pretendida. Vale revisar o vocabulário que pode ser útil para responder à pergunta de maneira correta e sem grandes dificuldades.

Are you satisfied with your career to date?

Você está satisfeito com a sua carreira até o momento?

Aqui pode ser um bom momento para abordar, de maneira sucinta, quais são suas formações acadêmicas e a maneira como a sua base de estudos proporcionou as ferramentas necessárias para você chegar aonde está hoje.

Além disso, não se esqueça de abordar a sua atuação profissional e como ela tem sido enriquecedora ao longo dos anos. Esteja preparado para descrever as suas conquistas na língua inglesa e, se possível, destacar como elas foram positivas - ou não - ao longo da sua trajetória.

What are your strengths? What are your greatest weaknesses?

Quais são as suas forças? Quais são as suas maiores fraquezas?

Entre as perguntas mais comuns em entrevistas, essas duas podem pegar o candidato de surpresa caso ele não esteja devidamente preparado e atento. Por isso, é importante não apenas descrever no que você é muito bom ou quais as situações que caracterizam suas fraquezas;  é necessário destacar um exemplo prático e palpável em ambas as situações.

Se você é extremamente organizado, destaque momentos em que essa organização trouxe benefícios para o dia a dia - seja no âmbito pessoal ou profissional. No caso das suas fraquezas, seja sincero. Não apenas mencione um fato, mas destaque as maneiras como você tem se esforçado para melhorar. Aqui, vale revisar e treinar os conceitos gramaticais que podem ser úteis e tornar a sua resposta mais firme e preparada.

Where do you see yourself in … years?

Aonde você se vê em … anos?

Nesse caso, o segredo é manter a concisão e, claro, responder com os pés no chão. O entrevistador está preocupado sobretudo com as suas ambições e seus sonhos profissionais. Como você se vê dentro da empresa, dali 2 ou 6 anos? Quais os cargos ou títulos que você pretende conquistar?

Tenha isso em mente antes de ir para a entrevista, assegurando-se de responder de maneira consciente seus sonhos e projeções profissionais. Por isso, deixe suas ambições e seus sonhos pessoais de lado - a menos que eles contribuam de maneira direta para sua vida profissional, como a intenção de morar fora ou trabalhar para uma determinada companhia em um novo país, por exemplo.

Também é importante revisar e estar com as estruturas gramaticais necessárias na ponta da língua, permitindo-se adequar às situações adversas que podem surgir com as suas respostas.

Why do you think you are the best candidate for this position?

Por que você acredita que é o melhor candidato para esta vaga?

Essa é a hora de ser direto e inteligente. Mencione os motivos pelos quais você acredita que é um bom candidato para preencher a vaga, elencando seus diferenciais e ressaltando, de maneira breve, como você lida com desafios e dificuldades.

Nesse caso, é relevante sempre ter exemplos que solidifiquem as suas ideias. Também é importante conhecer o empregador e os seus posicionamentos no mercado, valorizando argumentos que demonstram como você se encaixa no perfil de ideias da empresa.

Agora que você já conhece algumas perguntas comuns dos processos seletivos, você pode não só preparar as suas respostas, mas organizar uma pequena rotina de estudos e revisar todos os vocabulários e construções gramaticais essenciais para se sair bem e conquistar essa nova oportunidade!

Aproveite e não deixe de conferir como escrever uma carta de apresentação em inglês, e também como organizar um bom currículo em inglês.

Seja bilíngue!






Wizard Centro. Todos os direitos reservados.